domingo, 19 de setembro de 2010

Resenha Nacional #4 - O Diário de Tati

Todo mundo tem em casa (bom, pelo menos eu acho que tem) um lugarzinho onde fica toda aquela bagunça que não há outro lugar para deixar a não ser ali. Pois é, tem um quartinho aqui na minha casa que é a maior zona. E, um belo dia, o dia de arrumar a estante, eu inventei de explorar aquele mundo esquecido com tantas lembranças. Acabei por encontrar esse livro que eu tinha esquecido que existia:

**Entrando no clima da resenha** Na moral, esquecer um livro tão engraçado jogado num quartinho da bagunça, NINGUÉM MERECE!


Este livro é  'O Diário de Tati', escrito pela atriz Heloísa Perissé (com a colaboração de Tiza Lobo) e lançado pela Editora Objetiva em 2003 (Pois é, já faz um booom tempo) !

"Cara, fala sério. Tem horas que minha cabeça sequela. É pai sem dinheiro. Mãe com dor-de-cotovelo. É o gatinho do Zeca que não me dá a mínima. Tipo assim, a vida é feita de muitos obstáculos. Por isso, inventei o Di. Não conta pra ninguém, mas o Di é o meu diário super/hipersecretíssimo. Tudo bem, pode dar uma olhadinha básica. Mas, na boa, fica só entre nós, valeu: Beijos, Tati"


Só por esse texto, que se encontra na contra-capa do livro, dá pra sentir a irreverência encontrada nas rápidas 126 páginas (com letras grandes), que podem ser lidas em algumas horas.

Como diz o nome, é um livro escrito em forma de diário mesmo, com linguagem fácil e cheia de gírias, divido por dias, nada mais apropriado na minha opinião. A cada dia, a protagonista/autora Tati escreve um pouco de sua vida, de seus paqueras, seus medos, seu bloqueio em matemática, ou seja, assuntos comuns que os adolescentes costumam passar.

O intervalo de tempo dessa história é desde o fim de um ano (Quinta-Feira, dia 5 de Dezembro - ou seja, provas de recuperação), passa pelas férias na praia e num acampamento, e vai até o início de um novo ano (30 de abril, quarta-feira) !

Recomendo esta leitura para quem quer se divertir com a "difícil" vida de Tati. É uma distração muito leve e gostosa. Ahhh, e é um livro ótimo para quem ri de piadas bestas (Ou seja, EU):

"Como diz meu primo, 'há malas que vão pra Belém'. Fala Sério."




----------------------

Curiosidades:

-Tal livro inspirou um filme de 2007 com o mesmo nome, estreado pela própria Heloísa Perissé, produzido pela Globo Filmes e Bang Filmes. (Não encontrei o Trailer. =/ )

-Tati já teve um quadro semanal no fantástico

-Tati também foi representada na peça teatral 'Cócegas', estrelada por Heloísa Perissé e Ingrid Guimarães.

-A seguir, veja um vídeo da Tati no quadro 'Papo Irado' do Video Show (Desculpe pela qualidade que não é tãaao boa, mas da pra ver bem e se divertir):







----------------------

Espero que tenham gostado,
Um abraço,
SJ!

3 comentários:

  1. SJ, foi mal pelo nome errado do seu blog no meu post!!!!
    Ja arrumei!!! Que vergonha... SO SORRY!!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Uma única coisa pra comentar... ela é ilária. Depois vou conferir com mais calma!

    Quando tiver um tempo, venha conhecer um pouco do meu trabalho de designer gráfico.

    Confira as entrevistas abaixo:

    Bate-papo com Bianca Carvalho - Escritora

    Bate-papo com Luiz Vicunha - Guitarrista

    Bate-papo com Rafael Rassan - Vocalista da Uníssonus

    BLOG // MYSPACE // TWITTER // ORKUT

    ResponderExcluir
  3. Ei Salatiel,

    hauhauhua adorei a resenha, quero ler estes livro e confesso que nem sabia do livro. Conheço a Tati pela TV só ^^

    bjoo

    ResponderExcluir