domingo, 26 de setembro de 2010

Crítica - Preciosa

Olá pessoal, esta semana estou me dedicando à leitura de um livro específico para postar a resenha logo e não tive outras coisas para postar aqui. Mas, ontem dei uma pausa e fui fazer uma sessão pipoca. O filme escolhido foi "Preciosa - Uma história de Esperança" , devido às recomendações que haviam me feito e à suas indicação ao Oscar também!

Sinopse:
" 1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo'Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem uma  filha apelidado de "Monga", por ser portadora de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação. "


(Este é um filme de drama que foi lançado em 2009 pela PlayArte, dirigido por Lee Daniels, e estrelando Gabourey SidibePaula PattonMariah CareyLenny Kravitz e Mo'Nique)


Pela sinopse, já vemos que o filme toca em assuntos polêmicos, como o preconceito por causa da obesidade, o incesto (já que ela tem uma filha com o pai e está grávida de outra criança, também dele) etc. É um roteiro que nos leva a refletir o fato de que podemos ter inúmeros problemas, mas se pararmos para analisar, há uma forma sempre melhor de se lidar com aquilo.

Preciosa, com 16 anos e na 1ª série, foi expulsa da escola por causa de sua segunda gravidez, apesar de ser uma boa aluna. A diretora desta escola lhe deu uma indicação de escola alternativa, algo como um supletivo. Apesar de sua mãe sempre dizer que ela é burra e não aprenderá nada, Preciosa continua frequentando às aulas. E lá, além de evoluir seus conhecimentos de escrita e leitura, ela conta com a amizade da sua professora, Sra. Rain (Paula Patton) e de suas amigas de classe.




Nesta escola, chamada "Each One Teach One" (Tradução Literal: Cada um ensina um), Preciosa está decidida a dar à seu novo filho, uma infância, uma vida, que ela não teve. Desde cedo ela irá ensiná-lo a ler e escrever. Ela está realmente disposta a fazer com que ele leia e escreva. Ela quer que ele nunca passe pelo que ela passou.



Em paralelo com à escola, ela cria vários vínculos com pessoas como sua assistente social Sra. Weiss (Mariah Carey) e o enfermeiro que cuidou dela na sua segunda gravidez, John (Lenny Kravitz).





É um filme que necessita concentração para que possamos captar sua essência. Enquanto a cena acontece, Preciosa também a narra e ainda nos põe em seus pensamentos paralelos ao acontecimento atual.

O elenco teve uma atuação notável, dou destaque à Mo'Nique, mãe de Preciosa, que inclusive ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante neste filme.






O final do filme não foi muito do meu agrado, e acho que, inicialmente, também não será do de vocês. É o tipo de final que o resto da historia fica por nossa conta. Quem se lembra das aulas de artes, pode se lembrar também de técnicas do dramaturgo Bertolt Bretch, que faz com que você saia do cinema com algo pra pensar.

Segue o link para o  trailer legendado e em HD do filme: 


É um filme válido. Podemos não nos agradar inicialmente, mas é válido!

Dou nota 8,5 para o desenvolvimento da história e 10 para a atuação.

Este filme é uma adaptação do livro de mesmo nome da autora Sapphire, o qual estou com muita vontade de ler.

Quem já leu o livro e/ou assistiu o filme, deixem ai suas opiniões! =D

Espero que tenham gostado, um grande abraço,
SJ! =D

5 comentários:

  1. não tive coragem de assistir Preciosa ainda pq eu já sei que vou sofrer horrores enquanto assisto. mas ta na lista. um dia que eu estiver querendo muito chorar eu vejo AIUAHIUahaUIH
    Beijon!

    ResponderExcluir
  2. Está na minha lista para ver, mas ainda não tive oportunidade.
    Passei pra te avisar que tem selinho no blog pra você...
    http://sentimentonoslivros.blogspot.com/2010/09/selinhos.html
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com muita pena da moça, ao ver o filme. Realmente, o forte do filme são as atuações.

    ResponderExcluir
  4. Uma história de esperança baseada em desgraças.

    ResponderExcluir
  5. eu gostei do filme pois nao é tao triste nem muito meloso como alguns q eu ja assisti

    ResponderExcluir