domingo, 29 de agosto de 2010

Resenha - Diários do Vampiro, O Despertar

A resenha da vez é sobre 'O Despertar', o primeiro livro da série 'Diários do Vampiro'. Série esta escrita por L.J.Smith e que teve seu primeiro volume lançado no Brasil em 1991 pela Galera Record, selo do Grupo Editorial Record.

"Ela estava interessada no cara porque ele a deixava nervosa? Não era um bom motivo, Elena disse a si mesma. Na realidade, era um motivo muito ruim."


L.J.Smith escreveu muitos de seus livros inspirados nos seus sonhos assustadores. E então, preparado para entrar neste pesadelo?!

A história narra os artifícios que Elena, a protagonista, utilizará para conquistar Stefan, o novato na escola.
Elena senta na mesa dos bacanas e é tida como a rainha do colégio. Desta forma, ela tem o garoto que quiser na hora que quiser. Porém, com Stefan foi diferente. Ele chegou e simplesmente a ignorou, mas foi exatamente isso que a deixou interessada!

O que ela não sabe é que há mais motivos para Stefan ignorá-la do que se pensa - Motivos Seculares! 

Elena está disposta a descobrir esses motivos e romper o muro invisível que isola Stefan das pessoas normais. Sim, ela está disposta!

É interessante ressaltar que a história é cheia de flashbacks e pensamentos dos personagens, sejam estes pensamentos guardados na mente ou escritos num papel. Escritos num diário!

Em vários momentos do livro, lemos as confissões de Elena ao seu diário, uma relação como de melhores amigas! Já  Stefan, que em muitos momentos não está no mesmo século que Elena, vivencia uma relação não tão amigável com seu passado!

Apesar de mudanças temporais, a leitura é bem fluida. Não nos perdemos no espaço em que a narrativa se desenvolve. Pelo contrário, achei fantástico como conseguimos nos imergir na história e nos darmos conta que as 236 páginas deste romance passaram tão rápida e deliciosamente.

A descrição neste livro é super bem feita e nos coloca totalmente no cenário:
"A Maple Street estava deserta. As altas casas vitorianas pareciam estranhas e silenciosas, como se todas estivessem desocupadas, como as casas de um set de filmagem abandonado. Todas davam a impressão de não conter gente, mas sim coisas estranhas que a observavam."

Os personagens são reais. Quero dizer, possuem uma personalidade real. Há aqueles atordoados e perdidos em pensamentos, há os mais sérios e céticos, até os mais espirituosos e criativos. Há personagem para todo mundo se identificar.

O desfecho dessa história é tipo: Preciso de
"Diários do Vampiro - O Confronto'.

Recomendo esta leitura para aqueles que apreciam aventuras,
cenas românticas mas que também não se importem com alguns exageros de um coração apaixonado.

PS: Além do passado, Stefan tem outro inimigo, seu irmão:
"- Damon!"


Espero que tenham gostado. =D.. Um abraço MyShelfers!
-E não esqueçam de darem sugestões para um blog cada vez melhor: http://goo.gl/b/pnPJ
SJ!



5 comentários:

  1. gosto bastante dos livros mas achei a série da TV muito mais bem construída. as mudanças temporais me deixaram confusa, principalmente entre os livros. o seguinte começava e eu ficava com aquela cara de "do que ele ta falando?" =P
    beijinhos!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da resenha, e concerteza vou ler. ;D

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você Larissa... inclusive, você me deu uma idéia muito boa. Obrigado! =D E aguarde..rsrs.. Vlw por comentar! ;D
    Vlw por comentar tbm Augusto! =D

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Sou apaixonada pela série televisiva, mas ainda não tive a chance de ler os livros.

    Vontade não falta! Já está na minha lista faz tempoooo!

    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muuuito dessa resenha tambem. Me fez ficar com vontade de ler o livro agora mesmo. Mas, minha pilha de livros para ler está enoooorme e não posso passá-lo na frente. Ele já está na minha lista do Desafio Tirando a Poeira dos Livros e, mal posso esperar até o mês dele chegar para que eu possa lê-lo.

    ResponderExcluir